quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Brasil: principal mercado, mas também a maior queda

Buenos Aires está entre as cinco melhores cidades turísticas da América Latina, ficando a frente até de Cuzco (Peru) e Santiago (Chile), segundo a pesquisa Readers’ Choice Award 2012, da revista norte-americana Condé Nast Traveler. Entretanto (ou até mesmo por ironia), o bom posicionamento turístico parece que não acompanhou o fluxo de estrangeiros que desembarcaram na cidade nos últimos meses, segundo as estatísticas do Observatório Turístico da Cidade de Buenos Aires.

Clique na imagem para uma melhor vizualização

A pesquisa apontou no relatório de outubro de 2012* que as variações interanuais de passageiros internacionais que desembarcaram nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque foram negativas. De julho de 2011 a setembro de 2012, só os meses de julho do ano anterior e junho deste ano apresentaram variações positivas: 2,4% e 20,3%, respectivamente. Todos os outros meses os índices apresentados foram negativos, como janeiro e setembro de 2012 que apresentaram as maiores quedas: -8,7% e -8,5%, respectivamente.

Turistas brasileiros
O destaque é para os números de turistas brasileiros, que talvez tenha influenciado no resultado total da pesquisa. Somos o principal mercado da capital portenha, já que, em setembro, representamos 36,3% da quantidade de todos os turistas internacionais que desembarcam no Aeroparque e Ezeiza. Depois de nós, vêm os chilenos, que está ganhando espaço nessa fatia do mercado portenho.

De acordo com o Observatório, em setembro, o Chile apresentou uma variação interanual mais positiva, 19,3%. Já o Brasil, ficou com um índice de -14,3%. Percebi que essa variação também vem apresentando quedas nas pesquisas dos outros meses.

Reservas de voos
Uma prova dessa redução de turistas brasileiros que desembarcam em Buenos Aires são os dados do instituto Amadeus. Em agosto de 2012, nós deixamos de reservar voos internacionais por meio de agências de viagens. Foi uma queda de -38,9%, ao comparar com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado negativo se repetiu em todos os mercados pesquisados. Em geral, a queda foi de -22,6%.

No acumulado do ano (janeiro a agosto de 2012), também houve uma queda de -11,2% nas reservas de voos internacionais de modo geral. Os originários do Brasil é que representaram a maior queda, que foi de 19,7%.



*Até o fechamento deste post, não havia dados mais atuais publicados pelo Observatório Turístico da Cidade de Buenos Aires, por isso foi feito com números mais recentes encontrados até então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário